Extremo Sul Kayak - ESK

extremosulkayak.com.br
Bem-vindo: Sáb Jul 21, 2018 4:29 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Abr 26, 2015 10:29 am 

Para quem não viu, esta semana está passando o episódio 9 da série do canal Off, "60 Dias na Amazônia". É imperdível. Ele é todo ambientado na cidade de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas. A região ali é uma amazônia pouco vista pelos brasileiros, mesmo amazônidas, como os paraenses. A cidade fica próxima do início oficial do Rio Negro, que é a junção de 2 grandes rios, um deles o Uaupés, outro não me lembro qual é o nome agora. Para os amantes de águas brancas, o alto rio Negro é um prato cheio, repleto de corredeiras classe 3 e 4 intercaladas com trechos de águas rápidas mas incrivelmente espelhadas. E é pontuado por ilhas graníticas com praias de areias brancas e bosquedos de grandes árvores. É simplesmente magnífico. Além disso, a região é cercada de montanhas (baixas) que compõem uma moldura e tanto.

Conheci São Gabriel da Cachoeira em 1973, quando tinha 18 anos e fazia uma viagem de 1 mês pelo oeste da amazônia. Viajando o tempo todo de FAB e aterrissando em aeroportos de chão batido. Chegamos até a cidade de Iauaretê, no rio Uaupés, já na fronteira com a Colômbia. Dessa cidade, descemos de barco a motor (voadeira) um trecho do rio Uaupés até chegarmos na cidade de Taraquá, nome que dei ao caiaque de madeira que construí. Outra cidade encantadora.

Os rios ali são todos de águas negras, parece coca-cola, mas que na realidade são transparentes. Nesse tipo de rio quase não há mosquito, uma vantagem a mais. Essa tinha sido a melhor viagem de minha vida até eu viajar pro Peru e, depois, para a Patagônia. Minha companheira ficou loca para conhecer São Gabriel da Cachoeira (lindo nome, aliás), vamos ter de ir até lá. Mas é difícil: fica a mais de 1.000 km de Manaus, não tem estradas (nem de terra), o rio é de navegação difícil e só tem 2 vôos por semana, em avião pequeno. Mas chegaremos lá, um dia.

Abçs

Não percam, é o melhor programa da série até agora.

MensagemEnviado: Seg Abr 27, 2015 12:59 am 

Oi Trieste, por acaso tem como gravar ou fica acessível online em algum lugar?
Vou estar trabalhando e não terei como ver.
Como é uma informação talvez interessante para mais pessoas, tens alguma informação sobre isso?

Recanto Maquiné

http://www.leonardoesch.blogspot.com

http://www.qajaqbrasil.blogspot.com

MensagemEnviado: Seg Abr 27, 2015 5:56 am 

Oi Esch, bom dia. Gravei o programa e vou mantê-lo gravado. Não tem como disponibilizar on line, pelo menos eu não sei como. Quando vcs vierem a POA, talvez para a reunião-gourmet que a Marcio e o Mariot pretendem fazer, vcs possam assistir dar uma passada aqui em casa e assistir.

A série tem falhas, claro. Não exibem mapas do percurso feito e da localização do lugar, por exemplo. O SYlvestre filma bastante a Carol, às vezes fica parecendo uma edição da playboy, há há há, mas pelo menos é de bom gosto. Acho que ele gosta de fazer contra-ponto entre a beleza da natureza e a beleza dela. Poderia ter mais informação o programa. Mas o grande valor mesmo são as cenas filmadas, a beleza de um lugar tão desconhecido para os próprios brasileiros e amazônidas. Quando eu visitei São Gabriel eu vi que o lugar era muito bonito, mas não tive a oportunidade de explorar o local, passamos apenas um dia lá e seguimos viagem para Iauaretê.

Abçs

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas